Post Image

Como limpar o nariz do bebé: passo a passo

Fisioterapia respiratória pediátrica é, em grosso modo, a expressão utilizada para nos referirmos às técnicas específicas utilizadas para limpar o nariz do bebé. Ou seja, para desobstruir as vias aéreas da criança, facilitar a sua ventilação e melhorar as trocas gasosas.

Conseguir limpar o nariz do bebé de forma eficaz é particularmente importante nas crianças até aos dois anos de idade, a faixa etária mais afetada pelas infeções e problemas respiratórios, devido às vias nasais do bebé serem estreitas e ficarem facilmente congestionadas.

Ao limpar o nariz do bebé corretamente, é possível contribuir para um alívio dos sintomas associados à congestão nasal, melhorando o bem-estar da criança e contribuindo para a sua recuperação, devolvendo-lhe a capacidade de respirar pelo nariz. Fique a saber como fazê-lo!


Limpar o nariz do bebé: tudo o que precisa de saber

As técnicas manuais usadas para limpar o nariz do bebé ajudam na expulsão natural dessas secreções, mas também podem ser utilizadas como medida preventiva, nomeadamente, através da lavagem nasal com soro fisiológico e seringa ou com aspirador nasal ou de sucção.


Limpar o nariz do bebé é essencial quando há:

  • Obstrução nasal
  • Tosse
  • Expetoração
  • Acumulação de secreções
  • Dificuldade em expelir secreções
  • Ruídos respiratórios

Sinais de dificuldade respiratória:

  • Prostração
  • Irritabilidade
  • Perda de apetite
  • Sonolência ou dificuldade em dormir

Quando limpar o nariz do bebé?

Limpar o nariz do bebé deve fazer parte da sua rotina desde cedo para, assim, evitar as infeções respiratórias que são mais comuns e graves nos primeiros meses de vida da criança.

Este passo na higiene do bebé impede que as bactérias e os vírus presentes no muco atinjam os ouvidos ou a garganta, provocando complicações como otites, por exemplo.

Além disso, é recomendado limpar o nariz do bebé desta forma sempre que a criança é incapaz de o assoar e há obstrução das fossas nasais, prejudicando a respiração, a alimentação e até o sono do bebé.

Este processo de limpar o nariz do bebé pode ser feito várias vezes ao dia, enquanto continuar a haver obstrução nasal.

Como limpar o nariz do bebé com soro fisiológico e seringa: passo a passo

Limpar o nariz do bebé com soro fisiológico e seringa é uma forma muito eficaz de remover todo o muco e sujidade acumuladas no interior do nariz da criança. Trata-se de um procedimento seguro, desde que se respeitem os seguintes passos e cuidados:

  1. Comece por colocar o bebé sentado, com o tronco inclinado para a frente e a cabeça apoiada e inclinada ligeiramente para trás e para o lado oposto daquele onde vai instilar o soro. Assim, o bebé não se engasga, nem o muco vai para a zona do ouvido.
  2. Faça a instalação do soro continuamente na narina do lado para o qual a cabeça do bebé está voltada, sempre ao mesmo ritmo. Espere que todo o soro arraste o muco até à saída, pela narina contrária àquela por onde está a instilar o soro. Pode aquecer o soro mas idealmente, este deve ser utilizado à temperatura ambiente.
  3. Repita o procedimento na narina oposta, rodando a cabeça do bebé para esse lado.

Material necessário para limpar o nariz do bebé

  • Seringa de uso individual
  • Adaptador de seringa
  • Soro fisiológico, 0.9 de cloreto de sódio (uni-dose ou frasco) à temperatura ambiente
  • Toalha (para embrulhar o bebé durante o processo)

Quantidade de soro a usar

Até aos 12 meses 5 ml
Após os 18 meses

10ml

Como limpar o nariz do bebé com soro fisiológico e aspirador nasal ou de sucção: passo a passo

Outra opção de limpeza do nariz do bebé é o aspirador nasal ou de sucção. Há vários tipos disponíveis, todos práticos e fáceis de utilizar.

O importante é usar o aspirador com delicadeza e manter limpas e secas as peças que vão entrar em contacto com o nariz do bebé. Também é importante lavar e secar bem o tubo de ligação do aspirador

Antes de iniciar a sucção, pode humedecer o nariz do bebé com soro fisiológico. Siga o passo a passo:

  1. Coloque o bebé numa posição confortável, deitado, semi-deitado ou com a cabeça apoiada.
  2. Depois, coloque a extremidade nasal do aspirador na entrada do nariz do bebé, de modo a não ferir a mucosa, e exerça sucção.
  3. Repita o procedimento na outra narina.