Check-up dentário: quando deve fazer?
A saúde dentária e oral é, frequentemente, desvalorizada, e o check-up dentário também. Muitas pessoas ainda pensam que só vale a pena ir ao dentista quando sentem dor de dentes.
A saúde oral desempenha, no entanto, um papel fundamental na saúde e bem-estar global. Basta pensar que a nossa boca é uma janela para a saúde do nosso corpo.
Na verdade, as doenças orais afetam milhares de pessoas ao longo da vida, causando dor, desconforto, desfiguração e mesmo a morte.
Uma má higiene oral pode não só originar cáries dentárias e doenças das gengivas, como também aumentar o risco de desenvolvimento de problemas cardíacos, cancro e diabetes, entre outras patologias.
Paralelamente, um check-up dentário regular permite avaliar a existência de um problema dentário e ajuda as pessoas a manterem a sua boca saudável.
A consulta de rotina no dentista é, por isso, extremamente importante para todos, independentemente da propensão de cada um para ter problemas nos dentes.
A prevenção é mesmo o melhor remédio, além de ser o mais barato!
A importância do check-up dentário
Quando fazer?
É frequente ouvir dizer-se que o check-up dentário deve ser realizado de seis em seis meses. Esta não é, no entanto, uma regra para toda a gente.
Na verdade, algumas pessoas podem ter necessidade de ir à consulta de rotina no dentista com maior frequência, enquanto outras não.
O tempo entre os check-ups pode variar entre três meses a um ano, dependendo de quão saudáveis são os seus dentes e gengivas, bem como do risco de problemas futuros.
A frequência do check-up dentário também depende da idade, pois os riscos variam com esta. Por exemplo, tendo em conta que os dentes permanentes muito jovens são mais vulneráveis ao desenvolvimento de cáries, as crianças entre os seis e os oito anos necessitam de uma vigilância mais apertada.
No caso de praticantes de desporto, a saúde oral é essencial para maximizar o seu desempenho, pelo que a vigilância deve ser especialmente tida em conta.
O que é avaliado
Quando vai fazer um check-up dentário o seu dentista atua com vários objetivos:
- examinar os dentes, gengivas e boca;
- perguntar sobre a sua saúde geral e quaisquer problemas que tenha tido com os seus dentes, boca ou gengivas desde a última visita;
- perguntar e dar-lhe conselhos sobre a sua dieta, consumo de tabaco e álcool;
- perguntar sobre os seus hábitos de limpeza dos dentes;
- discutir consigo a data da próxima consulta de rotina, ou tratamento (quando necessário).
Se houver sinais de qualquer problema na sua boca, o dentista deverá oferecer-lhe conselhos sobre alterações que poderá introduzir no seu estilo de vida (por exemplo, mudar de dieta ou deixar de fumar), bem como dicas de cuidados orais.
Poderá também, caso necessário, remover o tártaro acumulado (a chamada "pedra nos dentes"), tendo em vista evitar o desenvolvimento de cáries e, naturalmente, melhorar o aspeto da sua boca.
No check-up é normal que o dentista solicite a realização de radiografias à boca. O objetivo é identificar quaisquer problemas que possam ainda não estar visíveis durante o exame dentário de rotina, mas que poderão surgir no futuro.
Nas radiografias de adultos podem ser identificadas cáries dentárias, dentes impactados, danos nos maxilares, quistos, tumores e abcessos. As que são tiradas às crianças permitirão ao dentista prever onde irão crescer os dentes de adulto.
Sempre que detetar mais problemas, o dentista irá recomendar os próximos passos a tomar. Pode, por exemplo, necessitar de restaurar dentes danificados ou cariados, tratar doenças gengivais ou realizar outros exames para ajudar no diagnóstico.